~* Dia do Índio *~

indio 2

“Reparte, pois, agora esta terra por herança às nove tribos, e à meia tribo de Manassés” (Josué 13:7)

Hoje, nós brasileiros, comemoramos uma data mais do que especial. O dia do índio, o dia dos nossos ancestrais, guerreiros e guerreiras que viviam aqui, muito antes da chegada dos portugueses.

  Muitos não sabem como e nem quando surgiu essa data comemorativa. Então vamos explicar um pouco. Esta data foi criada em 1943 pelo ex-presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540. Para compreendermos essa data, precisamos voltar para 1940. Neste mesmo ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Que contaram com a participação de várias autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste continente foram convidados para as reuniões e decisões. Mas, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, porque estavam apreensivos. Esse comportamento era visível, pois os índios estavam sendo perseguidos há séculos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”. 

  Com o passar dos dias, o líderes indígenas compreenderam a importância da sua participação e de suas tribos para aquele momento histórico. Esse Congresso foi realizado no dia 19 de abril, que ficou marcado, pelo continente americano, como o Dia do índio.

  Infelizmente muitos desse povos indígenas estão quase em extinção, mas ainda podemos reverter esse quadro sabendo dividir, como citado no versículo acima.

indio

 

Devemos saber dividir a nossa herança, a terra que nos foi dada entre todos os povos que habitam no Brasil, principalmente os indígenas que viviam aqui, muito antes do Brasil se chamar Brasil.

  Como brasileiros, precisamos conhecer um pouco mais de nossa origens. Acesse o site do Museu do Índio para que você um dia possa fazer uma visita a esse museu com acervos de várias tribos indígenas brasileiras: http://www.museudoindio.gov.br/

Além do Museu do índio, o Museu Histórico Nacional também têm acervos de várias tribos indígenas brasileiras que vale a pena conferir: http://www.museuhistoriconacional.com.br/

Não deixe para refletir sobre nossos ancestrais somente no dia 19 de abril, mas sim todos os dias, afinal todo o dia é dia do índio.

indio 3

  Feliz Dia do Índio! 

Anúncios

2 comentários

    • Olá!
      Confesso que também não conhecia, mas tomei vergonha na cara e fui pesquisar, rs…
      Realmente é uma pena, mas ainda não é tarde demais para revertermos essa história. Ainda dá tempo!
      Ah que bom que você curtiu o Blog, tem mais posts que creio que você vai curtir também (ainda bem que coloquei o Reviravolta Positiva no Social Brunch, rs)! 🙂
      Pode deixar que vou visitar seu Blog sim!
      Bjos

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s